Os benefícios de uma mentalidade de crescimento e os perigos de uma mentalidade fixa

Resumo do artigo

· Uma mentalidade de crescimento é a crença de que inteligência e habilidade podem ser desenvolvidas por meio de esforço.

· Uma mentalidade fixa é a crença de que inteligência e habilidade são estagnadas.

· Os benefícios de uma mentalidade de crescimento incluem um amor ao longo da vida pelo aprendizado, maior sucesso na carreira e evolução pessoal fora da sala de aula.

· Os perigos de uma mentalidade fixa incluem sentimento de insegurança, foco exclusivo na perfeição e sentimento de estagnação.

 

Quando se trata de promover alunos ávidos em sala de aula, incentivar uma mentalidade de crescimento e, ao mesmo tempo, evitar uma mentalidade fixa é metade da batalha. A ideia de mentalidade de crescimento versus mentalidade fixa foi cunhada pela primeira vez pela professora de Stanford, Dra. Carol Dweck, há mais de 30 anos. Em sua definição, “mentalidade de crescimento” é uma crença central nas próprias habilidades e na ideia de que a inteligência pode ser desenvolvida ao longo do tempo por meio de esforço e tentativa e erro. Seu oposto é uma “mentalidade fixa”, que é o conceito de que a inteligência é inata e não pode ser desenvolvida.

Para promover alunos eficazes e engajados, os professores devem buscar maneiras de estimular a mentalidade de crescimento na sala de aula. A seguir, três maneiras pelas quais uma mentalidade de crescimento nos alunos pode ajudá-los a prosperar e três maneiras pelas quais uma mentalidade fixa pode ser prejudicial.

 

Características da mentalidade de crescimento

Uma mentalidade de crescimento é caracterizada pelos seguintes atributos:

· Aprende com os erros

· Resiliência

· Estimulada por desafios

· Crença em si mesmo

· Positividade

 

Os benefícios de uma mentalidade de crescimento

1. Amor pelo aprendizado para a vida toda

A mentalidade de crescimento torna os alunos mais abertos a novas informações e, dessa forma, mais abertos para aprender no futuro. Quando um aluno sente que pode alcançar qualquer coisa por meio do esforço, ele será mais receptivo para se aprofundar no material do curso. Nesse estudo, os alunos que foram elogiados pelo trabalho árduo em vez de pelo conhecimento foram mais receptivos a tentar novamente uma série de problemas, acabando por aprender a resolvê-los corretamente. Os alunos respondem bem ao reconhecimento de seu trabalho e anseiam por aprender mais dentro e fora da sala de aula.

2. Maior sucesso na carreira De acordo com um relatório de 2017 da McKinsey & Company, “cerca de 375 milhões de trabalhadores em todo o mundo precisarão mudar de categoria profissional ou aprender novas habilidades até 2030” (Forbes). Para que os alunos tenham sucesso no futuro, eles não podem seguir uma carreira com uma mentalidade estagnada. Eles precisam ser adaptáveis, dispostos a aprender e prontos para enfrentar qualquer desafio.

Mesmo em um futuro imediato, existem vantagens importantes para uma mentalidade de crescimento no local de trabalho. Na verdade, segundo um estudo da Robert Half, “84% das empresas estão dispostas a contratar e treinar um candidato que não possua as habilidades exigidas”. Do ponto de vista da contratação, a capacidade de aprender e ser treinado em novas tarefas é altamente desejável para os possíveis empregadores dos alunos.

3. Evolução fora da sala de aula

A mentalidade de crescimento não desaparece depois que os alunos fecham seus laptops. Crescimento contínuo e tentativa e erro fazem parte de ser uma pessoa completa fora da sala de aula. Quando os alunos sabem como aprender com essa tentativa e erro em suas vidas pessoais, eles crescem como indivíduos. Quando uma pessoa tem um grande impulso para o crescimento pessoal, de acordo com esse estudo, ela tem “uma sensação de desenvolvimento contínuo… [vê] melhora em si mesmo e no comportamento ao longo do tempo [e está] mudando de maneiras que refletem mais autoconhecimento e eficácia”. Uma mentalidade de crescimento pode levar a relacionamentos melhores, menos aversão ao risco, novas oportunidades e novas maneiras de evoluir.

 

Características de mentalidade fixa

Uma mentalidade fixa é o oposto de uma mentalidade de crescimento, caracterizada pelos seguintes atributos:

· Acredita que talento e inteligência são inatos

· Avessa ao risco

· Ameaçada pelo sucesso de outras pessoas

· Considera o feedback um ataque

· Intolerância a falhas

Os perigos de uma mentalidade fixa

Sentimento de insegurança

É natural que o fracasso faça os alunos se sentirem vulneráveis. No entanto, quando essa vulnerabilidade leva ao constrangimento, pode criar uma barreira para o crescimento pessoal. Como o constrangimento e a

infelicidade podem ter uma grande influência na autoestima, “o fracasso e a rejeição podem causar um golpe duplo na confiança”, de acordo com Melanie Greenberg, Ph.D.

Nesse caso, uma mentalidade fixa cria um ciclo de autoperpetuação: um aluno falha, perde a confiança, não sente que pode ter sucesso, não tenta, e falha novamente. Somente quebrando esse ciclo de insegurança os alunos podem escapar dessa mentalidade.

Foco exclusivo na perfeição Curiosidade: o perfeccionismo não influencia o desempenho de um aluno, segundo um estudo de 2018 da Harvard Business Review. Na verdade, o perfeccionismo “tem um efeito prejudicial enorme para funcionários e organizações”.

Por quê? Porque quando os alunos se preocupam mais com o fracasso do que com o aprendizado, eles perdem a oportunidade de aprender com os erros. Além disso, um foco exagerado no perfeccionismo pode levar a uma severa exaustão e ansiedade.

Estagnação

Como os alunos com uma mentalidade fixa acreditam que o talento é inato, eles podem ter uma sensação de estagnação, acreditando que não são capazes de progredir além de suas habilidades “naturais”. Essa estagnação também pode ser a principal causa da procrastinação e de potenciais sentimentos de não realização para muitos alunos.

Descubra mais

Agora que você conhece os prós de uma mentalidade de crescimento e os contras de uma mentalidade fixa, você pode promover um crescimento positivo em seus próprios alunos.

Para obter mais informações sobre como criar mentalidades de crescimento na sua sala de aula, veja nosso infográfico que compara as respostas típicas associadas às mentalidades de crescimento e fixa.

 

VER INFOGRÁFICO

 

Este artigo foi traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui