Como ajudar os alunos a desenvolver habilidades de comunicação

Habilidades de comunicação são necessárias para o sucesso no local de trabalho já não é nenhuma novidade. Quer uma pessoa esteja compartilhando ideias, ouvindo comentários de outras pessoas, redigindo um e-mail profissional ou fazendo uma apresentação, as habilidades de comunicação são essenciais. Infelizmente, os recém-formados às vezes lutam para se transformar de comunicadores casuais em comunicadores profissionais que representam bem a si mesmos e a suas empresas.

Há uma grande variedade de habilidades interpessoais (ou soft skills) que nós, como educadores, podemos ajudar os alunos a desenvolver para prepará-los para o sucesso no local de trabalho. Eis três ideias para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de comunicação profissional.

1. Habilidades de comunicação: incorpore atribuições de equipe

Embora alguns alunos possam temer tarefas em equipe, elas podem ensinar habilidades valiosas que vão além do foco do projeto. Mas não basta esperar que os alunos reflitam sobre sua experiência de trabalho em equipe. Em vez disso, considere maneiras de ajudá-los a processar as habilidades interpessoais que eles construíram através de exercícios em equipe.

Por exemplo, você pode liderar uma discussão em classe ou desenvolver um roteiro para um fórum de discussão que faça os alunos refletirem sobre suas experiências. Faça perguntas investigativas para ajudá-los a realmente pensar sobre sua experiência e o que eles fariam de maneira diferente daqui para frente. Outra opção seria atribuir um exercício de memorando reflexivo para que os alunos que são mais calados tenham a oportunidade de compartilhar suas experiências.

A comunicação é apenas uma habilidade que os alunos podem adquirir por meio de tarefas em equipe. Ao longo do processo, os alunos terão que entrar em contato uns com os outros, debater ideias, fornecer feedback, resolver conflitos, chegar a um acordo, implementar um plano, manter seus colegas de equipe atualizados sobre seu progresso e, por fim, produzir o trabalho que lhes foi atribuído. Habilidades de comunicação são tecidas durante todo o processo.

2. Mantenha um padrão de comunicação profissional

Para preparar adequadamente seus alunos para o local de trabalho, certifique-se de implementar um padrão de comunicação profissional também em sua classe. Isso pode envolver ensinar aos alunos como é a comunicação profissional, especialmente na forma escrita. Por exemplo, considere descrever qual é o seu título correto e como os alunos devem se dirigir a você, tanto pessoalmente como por meio de comunicação eletrônica.

O envio de mensagens de texto mudou a forma como vemos a comunicação, portanto, talvez seja necessário lembrar aos alunos que eles devem usar frases completas e fazer uso correto de letras maiúsculas e minúsculas em e-mails profissionais. Embora possa parecer pedantismo, isso ajuda os alunos a desenvolver habilidades profissionais de comunicação que são essenciais no ambiente de trabalho.

3. Incorpore atividades de aprendizado de nível superior

Ao ir além dos níveis básicos de Taxonomia de Bloom e pedir aos alunos que analisem, avaliem e criem, eles não apenas obterão uma compreensão mais profunda do material do curso, como também desenvolverão habilidades de comunicação. As atividades de aprendizagem que exigem que o aluno analise informações e compartilhe recomendações, verbalmente ou por escrito, desafiarão os alunos a se comunicar de maneira eficaz ao compartilhar suas ideias.

Isso oferece uma oportunidade para o professor fornecer feedback e treinamento acionáveis não apenas em conteúdo do curso mas também em como a informação foi articulada. Construir um argumento e defender sua posição são importantes habilidades de comunicação no local de trabalho que os alunos podem desenvolver usando atividades de aprendizado de nível superior nas aulas.

Habilidades de comunicação: conclusão

Desenvolver habilidades de comunicação leva tempo e esforço. No entanto, o mais importante, é preciso prática. Como qualquer habilidade, você aprende isso fazendo, não apenas lendo ou ouvindo sobre o assunto. É por isso que é importante que os professores criem oportunidades em suas aulas para que os alunos pratiquem a comunicação de ideias, envolvendo-os em uma escuta ativa e entregando comunicação profissional tanto em formato escrito quanto verbal.

 

 

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A Dra. Ashley Hall é professora adjunta na Abilene Christian University. Artigo adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui