Sou professor, tenho interesse
A anatomia comparada é um dos campos mais integrativos da biologia, abrangendo áreas como a anatomia descritiva tradicional, embriologia, estudos funcionais, fisiologia, sistemática, paleontologia, comportamento e ecologia analisados dentro de um contexto filogenético que nos permite compreender melhor a história e a diversidade da vida dos vertebrados. O objetivo
e a abordagem básica deste livro pretendem ajudar os estudantes a compreenderem a forma e a função dos vertebrados, bem como seu modo de vida durante os 500 milhões de anos de evolução.
A anatomia comparada clássica enfatiza as mudanças morfológicas, porém, as estruturas desempenham funções que devem ser integradas às funções de outras partes do corpo, ao estilo de vida do animal e ao meio no qual este vive. De certa forma, função e forma são dois lados da mesma moeda; uma não existe sem a outra. O estudo de forma e função juntas em um curso moderno de anatomia comparada fará com que os estudantes vejam como forma, função e ecologia são organizadas de maneira coerente. Este é um dos campos de pesquisa mais desafiadores e dinâmicos.
Esta obra, cuja principal característica é a discussão das estruturas e de sua análise funcional a um contexto filogenético, está dividida em: Conhecimentos básicos para o estudo da anatomia dos vertebrados; Proteção, sustentação e movimento; e Integração. Como material complementar, estão on-line Metabolismo e reprodução e Conclusão.
ARTIGOS DE INTERESSE