As autoras deste livro procuram evidenciar práticas relacionadas a temas que não têm atingido seus ideais educacionais originais e apontam estratégias de enfrentamento desses desafios no dia a dia da escola. Entre eles,
- o avanço das novas tecnologias da informação;
- a implementação da educação inclusiva;
- as novas tecnologias e configurações do trabalho no campo educacional; e
- a instauração de uma cultura de paz e de combate à violência na escola.O cotidiano da escola, primeiro volume da Coleção “Escola e contemporaneidade: temas emergentes à Psicologia da Educação”, é trabalho de um grupo de autoras que vêm construindo saberes e práticas na interface entre a Psicologia e a Educação, possibilitando reflexão consistente que apontará caminhos para os profissionais que trabalham com Educação. Que a leitura deste livro e a comunicação com os saberes aqui compartilhados sejam um momento de reflexão sobre a prática educacional e de sua transformação. Clique aqui para obter sumário e capítulo parcial do livro.
Texto indicado para profissionais, professores e estudantes das áreas de Pedagogia, Psicologia e licenciaturas em geral para discutir a escola contemporânea com suas dificuldades e seus atores principais.