Obra de referência, destina-se tanto ao leitor que inicia seus estudos sobre política educacional quanto àquele que já possui embasamento teórico sólido, mas aprecia análises críticas e debates sobre questões controvertidas. O objetivo do livro é analisar conjuntamente boa parte da legislação educacional da atualidade e seus impactos no nível das políticas educacionais, trazendo ao leitor uma abordagem sistemática, capaz de unir uma análise crítica consistente a uma abordagem didática clara sobre o tema.
Características:
- Texto que discute sobre modelos analíticos de políticas públicas
- Novos conteúdos: incluímos textos que abordam o ordenamento jurídico-político da educação brasileira e discutimos a relação entre Piso Nacional de Professores e FUNDEB, bem como uma discussão das relações entre a CONAE e o Plano Nacional de Educação;
- Abordagem sobre o papel dos movimentos sociais, e um breve ensaio relativo às tendências para os próximos anos da atual década no que compete ao Campo da Política Educacional Brasileira
- Glossário com termos técnicos da área de educação, e uma súmula da legislação educacional atual, incluindo as alterações introduzidas na LDB pela Lei 12.796/2013.