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Sou professor, tenho interesse
O objetivo deste livro é fazer que o leitor desenvolva um conhecimento básico de princípios, vocabulário e conceitos fundamentais de codificação; use este novo conhecimento para desenvolver suas habilidades de programação com C++; pratique suas competências de codificação emergentes em um ambiente de baixo risco; e aplique os conceitos e saberes aprendidos em tarefas/atividades que imitem experiências e ambientes do mundo real.
São abordados assuntos relacionados a: pensamento computacional; ferramentas de programação; literais, variáveis e constantes; expressões e tipos de dados numéricos; tipos de dados de caractere e string; estruturas de controle de decisão e de repetição; arranjos; funções; recursão; exceções; operações com arquivos; classes e objetos; métodos; encapsulamento; herança; polimorfismo; templates; estruturas de dados de lista ligada; pilhas e filas; árvores e grafos; complexidade de algoritmos e notação Big-O; algoritmos de busca e de ordenação; arquitetura do processador; representação de dados; paradigmas de programação; interfaces de usuário; metodologias de desenvolvimento de software; pseudocódigo, fluxogramas e tabelas de decisão, e linguagem de modelagem unificada.
Livro-texto para as disciplinas de métodos de programação e estruturas de dados. Obra de interesse para estudantes de graduação em todas as áreas ligadas à informática (cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação), bem como outros cursos de graduação que exijam programação em suas disciplinas (engenharias, física, geociências e matemática). Destina-se, também, a profissionais de programação que desejam revisar ou aperfeiçoar seus conhecimentos, ou a estudantes de pós-graduação em ciência da computação egressos de outras áreas.
1. Pensamento computacional
2. Ferramentas de programação
3. Literais, variáveis e constantes
4. Expressões e tipos de dados numéricos
5. Tipos de dados de caractere e string
6. Estruturas de controle de decisão
7. Estruturas de controle de repetição
8. Arranjos
9. Funções
10. Recursão
11. Exceções
12. Operações de arquivo
13. Classes e objetos
14. Métodos
15. Encapsulamento
16. Herança
17. Polimorfismo
18. Templates
19. Estruturas de dados de lista ligada
20. Pilhas e filas
21. Árvores e gráficos
22. Complexidade dos algoritmos e notação BIG-O
23. Algoritmos de pesquisa
24. Algoritmos de ordenação
25. Arquitetura do processador
26. Representação de dados
27. Paradigmas de programação
28. Interfaces de usuário
29. Metodologias de desenvolvimento de software
30. Pseudocódigo, fluxogramas e tabelas de decisão
31. Linguagem de modelagem unificada
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