Sou professor, tenho interesse
Este livro combina aspectos teóricos e práticos da observação e do registro do comportamento de crianças desde o nascimento até os oito anos.
Inicia com uma discussão sobre o significado básico da observação e por que ela é tão importante para o desenvolvimento humano, assim como interpretá-la, implementar resultados e avaliar. Analisa as vantagens e desvantagens de diferentes técnicas de gravação e de como a cultura afeta o processo de observação. Traz exercícios de observação que permitem aos alunos testar suas habilidades ao longo do estudo.
Além disso, apresenta os seguintes temas:
estágios de desenvolvimento infantil;
ver e observar;
por que uma criança é diferente da outra;
consciência de si mesmo e seu impacto sobre a observação;
métodos mais comuns utilizados para registro e documentação do que se observa;
uso do que foi observado e registrado e pode ajudar no avanço do desenvolvimento infantil;
utilização da documentação em sala de aula e avaliação para relatórios e prestação de contas;
informações sobre como gerenciar o material coletado sobre cada criança;
ética na coleta de informações da criança.
Livro-texto para cursos que trabalhem com o desenvolvimento infantil, sobretudo os de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Medicina (Pediatria), Psicopedagogia, Psicomotricidade. Também indicado para cursos de formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, para as disciplinas observação e análise de comportamento infantil, observação do desenvolvimento em sala de aula, desenvolvimento infantil e observação comportamental.
ARTIGOS DE INTERESSE