Guia para Observação e Registro do Comportamento Infantil Ver capítulo amostra

Sou professor, tenho interesse

Guia para Observação e Registro do Comportamento Infantil

Tradução da 6ª Edição Norte-Americana
Ano de publicação: 2013
ISBN-13: 9788522111961
No. de páginas: 496
Preço: R$ 160.90
  • Descrição
  • Conteúdos
  • Aplicações
  • Materiais de apoio

Este livro combina aspectos teóricos e práticos da observação e do registro do comportamento de crianças desde o nascimento até os oito anos.

Inicia com uma discussão sobre o significado básico da observação e por que ela é tão importante para o desenvolvimento humano, assim como interpretá-la, implementar resultados e avaliar. Analisa as vantagens e desvantagens de diferentes técnicas de gravação e de como a cultura afeta o processo de observação. Traz exercícios de observação que permitem aos alunos testar suas habilidades ao longo do estudo.

Além disso, apresenta os seguintes temas:

• estágios de desenvolvimento infantil;

• ver e observar;

• por que uma criança é diferente da outra;

• consciência de si mesmo e seu impacto sobre a observação;

• métodos mais comuns utilizados para registro e documentação do que se observa;

• uso do que foi observado e registrado e pode ajudar no avanço do desenvolvimento infantil;

• utilização da documentação em sala de aula e avaliação para relatórios e prestação de contas;

• informações sobre como gerenciar o material coletado sobre cada criança;

• ética na coleta de informações da criança.

Livro-texto para cursos que trabalhem com o desenvolvimento infantil, sobretudo os de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Medicina (Pediatria), Psicopedagogia, Psicomotricidade. Também indicado para cursos de formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, para as disciplinas observação e análise de comportamento infantil, observação do desenvolvimento em sala de aula, desenvolvimento infantil e observação comportamental.

  • Parte 1 – Visão Geral.
  • 1. Introdução.
  • 2. Introdução ao Crescimento e ao Desenvolvimento.
  • 3. Diretrizes Gerais para Observar a Criança.
  • Parte 2 – Os Elementos de Observação.
  • 4. Métodos, Comportamento, Planos e Contextos.
  • 5. Introdução aos Métodos de Observação e Registro.
  • 6. Descrições Narrativas.
  • 7. Amostragem por Tempo.
  • 8. Amostragem por Evento.
  • 9. Descrição em Diário.
  • 10. Registros Anedóticos.
  • 11. Contagens de Frequência ou Registros de Duração.
  • 12. Listas de Verificação (Checklists) e Escalas de Avaliação.
  • 13. Interpretação das Observações, Implementação dos Resultados e Avaliação Contínua.
  • Parte 3 – Exercícios de Observação.
  • 14. Observando o Recém-Nascido: Do Nascimento até um Mês.
  • 15. Observando o Bebê: de 1 a 24 meses.
  • 16. Observando a Criança Pequena: De Dois a Cinco Anos.
  • Parte 4 – Fase Intermediária da Infância – a Idade Escolar.
  • 17. A Idade Escolar: a Criança de Seis Anos.
  • 18. Idade Escolar: A Criança de Sete e Oito Anos.

ARTIGOS DE INTERESSE

Como formar alunos independentes eficazes

5 maneiras de dar suporte para seus alunos de matemática com o WebAssign

A importância da autorreflexão na aprendizagem

Os benefícios de uma mentalidade de crescimento e os perigos de uma mentalidade fixa

Promovendo a colaboração do aluno — na sala de aula e no ambiente de trabalho

ARTIGOS DE INTERESSE

Como formar alunos independentes eficazes

5 maneiras de dar suporte para seus alunos de matemática com o WebAssign

A importância da autorreflexão na aprendizagem

Os benefícios de uma mentalidade de crescimento e os perigos de uma mentalidade fixa

Promovendo a colaboração do aluno — na sala de aula e no ambiente de trabalho