Este livro reúne princípios, conceitos, ferramentas e aplicações de economia da engenharia, atendendo a alguns requisitos considerados fundamentais:
- Enfoque: ver o engenheiro como um gestor de ativos.
A economia da engenharia é associada à emergente disciplina gerencial “Gestão de ativos de engenharia”. Isso implica em ver o engenheiro, qualquer que seja sua especialidade, como um gestor de ativos, responsável pela eficiência de organizações e de sistemas econômicos.
- Conteúdo e sua metodologia: seguir problemas, não técnicas.
Os problemas são expostos na ordem lógica do ciclo de gestão de ativos: da aquisição de um ativo até a sua baixa ou substituição por outro ativo. Entre os extremos do ciclo constam as fases de manutenção (garantia da operação) e renovação de ativos. O livro se encerra com um capítulo dedicado à avaliação de decisões de investimento: um olhar para trás visando descobrir o que se fez bem e o que poderia ter sido feito melhor, aprendendo com a experiência.
- Didática: facilitar o processo de aprendizagem.
O conteúdo é apresentado em um formato didático traduzido na estrutura geral do livro, em sua sequência de capítulos, na exposição de cada tema e na atividade prática oferecida.
Este livro destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação em Administração, Economia e Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e demais habilitações da Engenharia. Havendo interesse em ascensão profissional, em exercer funções gerenciais nas quais serão tomadas decisões de investimento ou haverá interações com quem o faz, os estudantes de outros cursos universitários também teriam muito a ganhar aprendendo economia da engenharia. Por último, mas não menos importante, profissionais em plena atividade poderão se atualizar e adquirir novos instrumentos de trabalho com a leitura desta obra.