Princípios de Microeconomia Ver capítulo amostra

Sou professor, tenho interesse

Princípios de Microeconomia

Tradução da 6ª Edição Norte-Americana
Ano de publicação: 2014
ISBN-13: 9788522111893
No. de páginas: 512
Status: Fora de catálogo
Preço: Não disponível
  • Descrição
  • Conteúdos
  • Aplicações
  • Materiais de apoio

Versão alternativa do livro Introdução à Economia. Foi concebido para cursos introdutórios de Microeconomia. Contém um desenvolvimento completo da teoria da oferta e da demanda.

O estudo de economia é um dos mais fascinantes e complexos de todas as ciências. Constitui-se, portanto, em estimulante desafio o domínio dos seus princípios fundamentais, conjugados com a necessidade do entendimento das inúmeras dificuldades com que a economia global vem se defrontando. Para melhor compreender o mundo e poder participar ativamente dele é preciso ter à mão um manual completo e atualizado. Esta obra, além dos ferramentais consagrados, dispõe também das mais recentes descobertas da economia e dos instrumentos de política econômica para utilizá-la.

Pensando nisso, N. G. Mankiw escreveu, em linguagem clara e amigável, Introdução à economia, levando em conta três razões principais que, segundo ele, o estudante tem para aprender economia: entender o mundo em que vive; ser um participante mais perspicaz da economia; e compreender melhor os potenciais e os limites da política econômica.

Para atingir esses objetivos, o autor, além de uma metodologia eficaz de ensino, empregou diversas ferramentas de aprendizagem efetiva que se repetem ao longo do livro, como Saiba mais sobre…, Estudos de caso, Notícias, Conceitos-chave, Testes rápidos, Resumos, Questões para revisão, Problemas e aplicações e Glossário. Para tanto, na 6ª edição do livro muitos conceitos novos foram introduzidos e outros tantos revistos e atualizados; proporcionando, assim, uma forma eficiente e integrada para a autoavaliação do domínio da matéria, além de tornar a aprendizagem mais atraente, rápida e eficaz.

Além disso, o autor, que é professor de economia da Harvard University, procedeu na obra a ampla exposição das causas e consequências da recessão de 2008-2009 e da crise financeira que a antecedeu. Descreve, também, nesse contexto, os novos instrumentos que vêm sendo utilizados para a eliminação do desemprego e a retomada do crescimento econômico sustentável – instrumentos cuja utilização perdura até hoje. Por tudo isso, a obra consagrada em todo o mundo como o mais completo e efetivo manual de introdução à economia deve continuar sendo o livro mais procurado e adquirido por estudantes, professores e outros interessados em economia.

Livro-texto destinado aos cursos de graduação em Economia e Administração, Ciências Contábeis e outros cursos que ministram a matéria, constituindo leitura fundamental para administradores, economistas e demais interessados em aprimorar e expandir o conhecimento na área.

  •     Parte I – Introdução.    
  • 1. Dez Princípios de Economia.
  • 2. Pensando como um Economista.
  • 3. Interdependência e Ganhos Comerciais.
  •             Parte II – Oferta e Demanda I: Como Funcionam os Mercados.    
  • 4. As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda.
  • 5. Elasticidade e Sua Aplicação.
  • 6. Oferta, Demanda e Políticas do Governo.
  •             Parte III – Oferta e Demanda II: Mercados e Bem-Estar.    
  • 7. Consumidores, Produtores e Eficiência dos Mercados.
  • 8. Aplicação: Os Custos da Tributação.
  • 9. Aplicação: Comércio Internacional.
  •             Parte IV – A Economia do Setor Público.    
  • 10. Externalidades.
  • 11. Bens Públicos e Recursos Comuns.
  • 12. O Projeto do Sistema Tributário.
  •             Parte V – Comportamento da Empresa e Organização da Indústria.    
  • 13. Os Custos de Produção.
  • 14. Empresas em Mercados Competitivos.
  • 15. Monopólio.
  • 16. Competição Monopolística.
  • 17. Oligopólio.
  •             Parte VI – A Economia dos Mercados de Trabalho.    
  • 18. Os Mercados de Fatores de Produção.
  • 19. Ganhos e Discriminação.
  • 20. Desigualdade de Renda e Pobreza.
  •     Parte VII – Tópicos de Estudos.    
  • 21. A Teoria da escolha do Consumidor.
  • 22. Fronteiras da microeconomia.

ARTIGOS DE INTERESSE

Promovendo a colaboração do aluno — na sala de aula e no ambiente de trabalho

Cengage | DTCOM estará presente no 27º CIAED

Como formar alunos independentes eficazes

5 maneiras de dar suporte para seus alunos de matemática com o WebAssign

A importância da autorreflexão na aprendizagem

Os benefícios de uma mentalidade de crescimento e os perigos de uma mentalidade fixa

ARTIGOS DE INTERESSE

Promovendo a colaboração do aluno — na sala de aula e no ambiente de trabalho

Cengage | DTCOM estará presente no 27º CIAED

Como formar alunos independentes eficazes

5 maneiras de dar suporte para seus alunos de matemática com o WebAssign

A importância da autorreflexão na aprendizagem

Os benefícios de uma mentalidade de crescimento e os perigos de uma mentalidade fixa