4 maneiras de prender a atenção dos alunos
Prender a atenção dos alunos pode ser um verdadeiro desafio. Eles são atraídos para uma distração a outra. As mídias sociais estão constantemente ao seu alcance. Eles participam de atividades de aula usuais de maneiras com as quais podem não se sentir confortáveis, como usar webcams ou fazer exames on-line cronometrados. O papel deles pode não ser mais apenas o de aluno. E a lista continua.
Sabemos que os períodos de atenção dos alunos estão diminuindo. De acordo com um estudo em vídeos educacionais de Cynthia J. Brame, da Vanderbilt University, o envolvimento dos alunos é maior ao assistir a vídeos com seis minutos de duração. Contudo, o engajamento caiu quase 50% quando os vídeos se estenderam para nove a 12 minutos.
Essa “coceira dos nove minutos” é quando a atenção começa oficialmente a se esgotar. Vemos a atenção diminuída em nossos cursos e experimentamos isso em primeira mão. Webcams só são ligadas depois de cinco minutos de aula, telefones celulares são acessados o tempo todo e fazer com que os alunos falem na aula às vezes pode ser um pouco complicado.
Ao longo dos anos, vimos artigos e pesquisas que falam sobre o tempo de atenção dos alunos – quanto tempo um vídeo deve ter ou quanto tempo nossas palestras devem durar – mas o que fazemos sobre isso? Como combatemos todas as distrações e engajamos nossos alunos em nossas salas de aula, sejam elas tradicionais presenciais, virtuais, híbridas, on-line ou alguma outra modalidade?
Criar um ambiente de aprendizado com ricas oportunidades de engajamento é um ótimo ponto de partida para prender a atenção dos alunos. Ser deliberado na construção dessa base sólida começa com os três tipos de envolvimento do aluno:
- O engajamento comportamental analisa o quão ativo e o quanto o aluno participa da aula e talvez da escola em geral. O aluno está acessando as aulas regularmente? Eles estão atendendo no horário? Eles respondem a perguntas? Eles fazem perguntas? Eles são líderes em atividades de trabalho em grupo?
- O envolvimento cognitivo relaciona-se mais com a motivação do aluno e sua conexão com a aprendizagem. O aluno está aplicando o que está aprendendo? Eles estão fazendo conexões com novos conteúdos, sua vida ou outras aplicações?
- O envolvimento emocional refere-se aos sentimentos do aluno em relação à conexão com sua aprendizagem e seu ambiente de aprendizagem. Como o aluno se sente em relação ao conteúdo, aos outros alunos da turma ou até mesmo ao professor? O aluno sente que seu trabalho na aula tem valor?
Utilizando esses três tipos de envolvimento do aluno como base, como podemos criar um ambiente que aumente a atenção do aluno em todos os níveis? Confira essas quatro maneiras de vencer os nove minutos (ou seis ou 10) que leva para nossos alunos perderem o foco. Esses métodos ajudam a mantê-los engajados com nosso conteúdo, com os professores, uns com os outros e até com eles mesmos porque que eles refletem sobre seu aprendizado.
1. Atraia a atenção dos alunos definindo as expectativas da sala de aula com antecedência
Começando com a primeira semana, defina o tom para o comportamento de engajamento na sala de aula. Há ótimas maneiras de incentivar e promover esse comportamento desde o início do semestre.
- Defina a expectativa de que as webcams e os microfones devem estar ligados. Peça aos alunos para ativá-los quando clicarem na aula. Os alunos podem ter uma razão para não ligar uma câmera uma vez ou outra, mas a expectativa deve estar lá, e eles devem informar quando não puderem.
- Deixe seus alunos saberem o quão importante é para você saber o nome deles e conhecê-los. Tenho dificuldade em aprender os nomes dos meus alunos, por isso criamos crachás de mesa com o nome dos alunos no primeiro dia. Faço um jogo para ver quantos consigo acertar em cada aula até acertar todos.
- Faça um jogo do tipo quebra-gelo, como “Detetive” ou “Quem matou”, no primeiro dia para se conhecerem. Tenho o costume de fazer anotações e tento usar o que aprendi em perguntas, lições, conversas ou partes de nossos projetos ao longo do semestre. Isso ajuda a manter a atenção dos alunos usando fatos sobre eles para ensinar.
- Certifique-se de que os alunos saibam como usar a tecnologia necessária para a aula. Às vezes pensamos que nossos alunos sabem automaticamente como usar a tecnologia. Normalmente, eles sabem o que sabem e isso é tudo — precisamos garantir que eles tenham o apoio de que precisam para o resto. Se quisermos que nossos alunos usem ferramentas como Zoom ou Kaltura, também precisamos fornecer ferramentas de ajuda e tutoriais.
2. Crie oportunidades que incentivem a formação de comunidades em sala de aula
Construir um relacionamento entre você e seus alunos, e entre um aluno e seus colegas, pode fornecer um lugar seguro para eles cometerem erros e sentirem que podem fazer perguntas reais. Este é um momento em que o fracasso não é realmente um fracasso — é uma oportunidade de aprendizado. Eis algumas maneiras de construir uma comunidade em sua sala de aula por meio do envolvimento e que certamente poderá ajudar a prender a atenção dos alunos.
- Quando os alunos entrarem na sala de aula presencial tradicional, cumprimente-os ao entrar. Faça o mesmo quando os alunos virtuais entrarem na sala de aula on-line. Cumprimente seus alunos e comece pequenas conversas. Incentive-os a conversarem entre si também.
- Reserve os primeiros minutos da aula para conversar com a comunidade. Use conversas informais para atrair a atenção de seus alunos logo no início, antes de mergulhar no material. Como foi a semana? Tenha uma “Pergunta Maluca do Dia”. Facilite uma atualização sobre os eventos esportivos, eventos do clube, eventos sociais ou produções teatrais que acontecem no campus.
- A sala de aula virtual oferece oportunidades para ser criativo. Separe dias temáticos como o Dia de Trazer seu Animal de Estimação para a Aula, use um Dia de Camisa Maluca ou Dia de Trazer sua Bebida Matinal Favorita. Eu uso o Dia de Trazer sua Bebida Matinal Favorita a fim de coletar dados que podemos usar para o projeto que fazemos em sala de aula naquele dia.
3. Aumente a atenção dos alunos por meio de espaços de trabalho colaborativos
A preparação de nossos alunos para contribuir com a força de trabalho, sua comunidade e até mesmo nosso mundo pode ser praticada utilizando espaços de trabalho colaborativos em nossas salas de aula. Experimente estas ideias para construir espaços de trabalho colaborativos.
- Crie equipes e simule um ambiente de trabalho: um departamento, uma empresa, uma comissão etc. Essas equipes podem ser para uma única turma, um único projeto ou para todo o semestre.
- Sala de apoios no ambiente virtual podem ser utilizadas de muitas maneiras criativas para prender a atenção dos alunos. Uma das minhas preferidas é o Dia de Trazer sua Bebida Matinal Favorita que mencionei anteriormente. Começamos a aula na sala virtual principal e então passeamos, conversando sobre a bebida que trouxemos para a aula. Os membros da equipe anotam os dados da discussão e depois nos dividimos em grupos de discussão. As equipes pegam esses dados brutos e tomam decisões sobre como apresentá-los. Eles criam uma planilha e uma breve apresentação e depois voltam à sala principal para apresentar seus dados. Entro em cada sala de reunião, verifico seu progresso, faço sugestões conforme necessário e mantenho as equipes no caminho certo. Eles têm apenas 20 minutos para criar suas planilhas de equipe e, portanto, precisam trabalhar rapidamente. É uma aula divertida e rápida e podemos ver várias maneiras diferentes de apresentar os mesmos dados.
- Algumas ideias para atividades em grupo são Pense-Compartilhe, Quebra-cabeça, ou dando aos grupos uma lista de perguntas para trabalhar. Os alunos podem completá-las virtualmente em salas de apoio e pessoalmente na sala de aula tradicional.
- A sala de aula invertida é outra maneira de criar um ambiente de trabalho colaborativo durante o horário de aula e ajuda a prender a atenção dos alunos. Eles podem ouvir a palestra ou fazer a leitura do curso antes de vir para a aula. Isso permite que eles estejam preparados para projetos de classe e tarefas práticas durante o horário de aula. Os eventos atuais também podem ser usados para prender a atenção dos alunos enquanto você faz conexões com o aprendizado deles durante o horário da aula. Uso os recursos on-line do meu livro didático para me preparar para aplicar esses conceitos a um projeto de um semestre que tenha aplicação futura no mundo real em cenários pessoais e profissionais. Isso oferece oportunidades para os alunos fazerem essas conexões mais profundas com sua aprendizagem.
- As discussões em classe podem ser aprimoradas com ferramentas como Google Docs ou Forms, Kahoot, ou Perguntas de Enquete. Crie um Documento Google e faça com que os alunos acrescentem conteúdos ao documento antes da aula ou durante a aula como uma atividade da turma. Use o Formulários para analisar a compreensão do aluno e, em seguida, compartilhe os dados para conduzir uma discussão ao vivo.
- Atribuir atividades de grupo como tarefas de baixo risco também é uma ótima maneira de incentivar os alunos a trabalharem juntos e ganharem alguns pontos enquanto fazem isso.
4. Planeje como você manterá a atenção dos alunos em cada sessão de aula
Criar estratégias e planejar cada sessão de aula pode ajudar a criar alunos engajados de maneiras únicas e divertidas. A transição da palestra para as atividades dentro da aula pode ser eficaz quando bem planejada. Estas são apenas algumas ideias que ajudam a criar um ambiente de aprendizagem envolvente.
- Utilize a sala de aula virtual para sua vantagem de ensino. O bate-papo pode ser usado para fazer perguntas e estimular conversas paralelas. Incentive os alunos a usar as opções de feedback não verbal para respostas sim/não a perguntas, polegares para cima/baixo para confirmar que estão prontos para passar para o próximo conceito ou feedback de desaceleração/aceleração se estiverem confusos ou simplesmente prontos para seguir em frente. A pesquisa permite perguntas rápidas para verificar a compreensão ou para apresentar um tópico de discussão. Pedir para um aluno compartilhar sua tela e mostrar seu trabalho para a turma também pode ser uma ótima ferramenta de engajamento.
- Ao dar uma palestra ou criar um vídeo, crie uma atividade ou teste. Considere adotar uma filosofia 9-2 para maximizar a atenção do aluno. Para cada 9 minutos de vídeo ou palestra, crie 2 minutos de atividades.
- Lembre-se de fazer uma pausa depois que uma pergunta for feita. Isso é particularmente importante quando sua classe é virtual. Forneça de 5 a 7 segundos no mínimo para que os alunos digitem no bate-papo, liguem o microfone ou realmente processem uma resposta ponderada à pergunta feita.
- As atividades de fim de aula são uma ótima maneira de encerrar o dia. Tente pedir aos alunos que escrevam um “Bilhete de Saída” em que eles anotem uma lição de aula naquele dia, uma pergunta que ainda tenham, um resumo do dia ou o que for importante para esse período de aula. Outra atividade pode ser um “Compartilhamento de Notas”, no qual os alunos passam os últimos dois minutos compartilhando e comparando suas anotações. Eles podem recuperar algo que perderam, confirmar uma ideia ou conceito, ou até mesmo ter certeza de que abordaram todos os tópicos importantes do dia.
O que os alunos pensam
Alguns semestres atrás, fiz uma pesquisa com os alunos das minhas aulas sobre o aprendizado deles. Do que eles gostaram? Do que eles não gostaram? Eles têm algum conselho para me dar? Eu queria saber como eles estavam se sentindo em relação ao aprendizado. Também queria saber se eles sentiam que estavam fazendo alguma conexão com os materiais e conceitos e se a maneira como nossa aula foi projetada foi útil para alcançar essas conexões de aprendizagem. Eis o que eles me disseram:
- “Continue nos fazendo ligar nossas câmeras quando estamos virtuais. Continue a chamar nossos nomes e nos faça responder perguntas. Isso nos ajuda a nos sentir conectados com nossos colegas e também com você. Também nos faz prestar atenção porque nunca sabemos quando seremos chamados para responder a uma pergunta ou compartilhar nosso trabalho com a classe.”
- “Gostamos das salas de apoio para que possamos trabalhar em projetos e tarefas com nossos colegas. É bom trabalhar juntos e ter um ao outro para fazer perguntas e obter apoio um do outro. Também é mais fácil conversar em grupos menores e resolver os problemas juntos.”
- “Mantenha os ‘Bilhetes de Saída’. Eles nos ajudam a prestar mais atenção nas aulas.”
- “Não se esqueça de nós e de quem somos. Gostamos da conversa pessoal e da conexão com nossos ‘eus futuros’. Não imaginávamos como essa aula se conectaria a tantas profissões e a tantas coisas que faremos no futuro.”
Utilizar essas quatro maneiras ajuda a prender a atenção dos alunos, vencer a coceira dos nove minutos e manter o foco na aula pode ajudar a construir uma base sólida para uma turma cheia de alunos engajados.
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Brandy Ramsey é especialista em suporte e análise do corpo docente, College of Online and Adult Studies and Center for Innovation and Teaching Excellence & Adjunct Faculty, College of Business and Economics, Ashland University. Este artigo foi adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui