4 maneiras de prender a atenção dos alunos

Prender a atenção dos alunos pode ser um verdadeiro desafio. Eles são atraídos para uma distração a outra. As mídias sociais estão constantemente ao seu alcance. Eles participam de atividades de aula usuais de maneiras com as quais podem não se sentir confortáveis, como usar webcams ou fazer exames on-line cronometrados. O papel deles pode não ser mais apenas o de aluno. E a lista continua.

Sabemos que os períodos de atenção dos alunos estão diminuindo. De acordo com um estudo em vídeos educacionais de Cynthia J. Brame, da Vanderbilt University, o envolvimento dos alunos é maior ao assistir a vídeos com seis minutos de duração. Contudo, o engajamento caiu quase 50% quando os vídeos se estenderam para nove a 12 minutos.

Essa “coceira dos nove minutos” é quando a atenção começa oficialmente a se esgotar. Vemos a atenção diminuída em nossos cursos e experimentamos isso em primeira mão. Webcams só são ligadas depois de cinco minutos de aula, telefones celulares são acessados o tempo todo e fazer com que os alunos falem na aula às vezes pode ser um pouco complicado.

Ao longo dos anos, vimos artigos e pesquisas que falam sobre o tempo de atenção dos alunos – quanto tempo um vídeo deve ter ou quanto tempo nossas palestras devem durar – mas o que fazemos sobre isso? Como combatemos todas as distrações e engajamos nossos alunos em nossas salas de aula, sejam elas tradicionais presenciais, virtuais, híbridas, on-line ou alguma outra modalidade?

Criar um ambiente de aprendizado com ricas oportunidades de engajamento é um ótimo ponto de partida para prender a atenção dos alunos. Ser deliberado na construção dessa base sólida começa com os três tipos de envolvimento do aluno:

 

 

 

Utilizando esses três tipos de envolvimento do aluno como base, como podemos criar um ambiente que aumente a atenção do aluno em todos os níveis? Confira essas quatro maneiras de vencer os nove minutos (ou seis ou 10) que leva para nossos alunos perderem o foco. Esses métodos ajudam a mantê-los engajados com nosso conteúdo, com os professores, uns com os outros e até com eles mesmos porque que eles refletem sobre seu aprendizado.

1. Atraia a atenção dos alunos definindo as expectativas da sala de aula com antecedência

Começando com a primeira semana, defina o tom para o comportamento de engajamento na sala de aula. Há ótimas maneiras de incentivar e promover esse comportamento desde o início do semestre.

 

 

 

 

2. Crie oportunidades que incentivem a formação de comunidades em sala de aula

Construir um relacionamento entre você e seus alunos, e entre um aluno e seus colegas, pode fornecer um lugar seguro para eles cometerem erros e sentirem que podem fazer perguntas reais. Este é um momento em que o fracasso não é realmente um fracasso — é uma oportunidade de aprendizado. Eis algumas maneiras de construir uma comunidade em sua sala de aula por meio do envolvimento e que certamente poderá ajudar a prender a atenção dos alunos.

 

 

 

3. Aumente a atenção dos alunos por meio de espaços de trabalho colaborativos

A preparação de nossos alunos para contribuir com a força de trabalho, sua comunidade e até mesmo nosso mundo pode ser praticada utilizando espaços de trabalho colaborativos em nossas salas de aula. Experimente estas ideias para construir espaços de trabalho colaborativos.

 

 

 

 

 

 

4. Planeje como você manterá a atenção dos alunos em cada sessão de aula

Criar estratégias e planejar cada sessão de aula pode ajudar a criar alunos engajados de maneiras únicas e divertidas. A transição da palestra para as atividades dentro da aula pode ser eficaz quando bem planejada. Estas são apenas algumas ideias que ajudam a criar um ambiente de aprendizagem envolvente.

 

 

 

 

O que os alunos pensam

Alguns semestres atrás, fiz uma pesquisa com os alunos das minhas aulas sobre o aprendizado deles. Do que eles gostaram? Do que eles não gostaram? Eles têm algum conselho para me dar? Eu queria saber como eles estavam se sentindo em relação ao aprendizado. Também queria saber se eles sentiam que estavam fazendo alguma conexão com os materiais e conceitos e se a maneira como nossa aula foi projetada foi útil para alcançar essas conexões de aprendizagem. Eis o que eles me disseram:

 

 

 

 

Utilizar essas quatro maneiras ajuda a prender a atenção dos alunos, vencer a coceira dos nove minutos e manter o foco na aula pode ajudar a construir uma base sólida para uma turma cheia de alunos engajados.

 

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 

Brandy Ramsey é especialista em suporte e análise do corpo docente, College of Online and Adult Studies and Center for Innovation and Teaching Excellence & Adjunct Faculty, College of Business and Economics, Ashland University. Este artigo  foi adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui