Aprendizagem experiencial para formar alunos prontos para a carreira

Preparar os alunos para a carreira profissional é um dos principais objetivos como professor. Você deseja prepará-los para o sucesso, mantendo-os engajados e focados na sala de aula. Utilize a aprendizagem experiencial.

Cornel Plebani, professor de Justiça Criminal no Eastern Maine Community College, usa o aprendizado experiencial em suas disciplinas para ajudar os alunos a desenvolver habilidades e conhecimentos a partir de experiências diretas fora dos ambientes acadêmicos tradicionais. Os benefícios da aprendizagem experiencial podem incluir engajamento cívico, consciência cultural e outras habilidades profissionais e intelectuais.

Para Cornel, essa a aprendizagem experiencial promove o desenvolvimento da carreira; oferece a seus alunos treinamento baseado em habilidades e a oportunidade de fazer conexões com a comunidade que podem impulsionar suas carreiras e prepará-los para a pós-graduação da vida.

Confira as dicas de Cornel para usar a aprendizagem experiencial para formar alunos prontos para a carreira profissional:

  1. Crie relacionamento com seus alunos.

Mais conexões levam a mais oportunidades. Envolva-se com seus alunos para permitir uma aprendizagem significativa no presente e crie uma lista de especialistas recorrentes que podem ajudar a orientar aulas futuras e fornecer depoimentos do mundo real.

Cornel convida ex-alunos, agora na área de Justiça Criminal, a falar com os atuais alunos sobre suas experiências como policiais, assistentes sociais ou outras profissões afins.

  1. Amplie seu alcance com ferramentas digitais.

A tecnologia pode ser um ativo poderoso. Encontre a ferramenta digital certa para você e use-a para ampliar a forma como sua disciplina é definida.

O meio digital pode ser especialmente útil para adicionar contexto do mundo real aos conceitos da aula, como compartilhar vídeos relevantes do YouTube e incentivar a discussão dos alunos. Ele oferece aos alunos uma ideia de como eles aplicariam suas habilidades aprendidas em um ambiente de trabalho.

  1. Pense além da sala de aula para facilitar o aprendizado.

Encontre maneiras de despertar a curiosidade e a criatividade nos alunos. Ao planejar seu currículo, lembre-se de que não existe uma abordagem única para aprender ou ensinar. Isso pode incluir aventurar-se além das paredes da sala de aula.

Um exemplo: em uma disciplina anterior de Análise Comportamental, Cornel levou os alunos a um museu de arte local. Inicialmente, os alunos acharam que a viagem era irrelevante. No entanto, Cornel aproveitou a oportunidade para demonstrar habilidades e conceitos de Análise Comportamental – como subjetividade e pensamento crítico – no mundo real. Isso deu aos alunos uma oportunidade de aprender de uma maneira que fosse mais relevante para eles.

Ao facilitar mais tipos de alunos, é mais provável que esses alunos sejam engajados, comunicativos e receptivos ao feedback – apenas algumas das habilidades interpessoais que os empregadores procuram.

Essas dicas servem como uma forma de começar a trazer o aprendizado experimental para a sua disciplina. Os alunos não ficarão apenas engajados durante as aulas, eles começarão a desenvolver as habilidades que os empregadores procuram nos profissionais de sucesso.

 

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Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.