Quais são os benefícios do feedback para os alunos?
Em nenhum outro lugar a dinâmica de dar feedback é mais importante do que na sala de aula. O feedback informa aos alunos sobre como eles estão progredindo em seu aprendizado e, quando bem comunicado, pode gerar motivação e engajamento dos estudantes.
Quais são os benefícios do feedback para os alunos?
Os alunos precisam de orientação para progredir nas aulas. O feedback permite que os alunos saibam se estão desenvolvendo as habilidades e adquirindo o conhecimento esperado deles e mostra onde e como podem melhorar.
Um bom feedback aumenta a motivação do aluno, ajuda a desenvolver a confiança em sua capacidade de aprender e incentiva o engajamento. Feedback de alta qualidade leva a melhores alunos.
Como posso garantir que meu feedback seja recebido?
O primeiro passo para é criar um ambiente onde o feedback seja bem recebido. À primeira vista, fornecer feedback na forma de elogios parece ser a melhor opção. No entanto, isso acaba sendo inútil, pois é insuficiente para oferecer uma crítica real e genuína.
De acordo com John Hattie e Gregory Yates, os alunos são mais receptivos ao feedback quando lhes é dito e mostrado que as dificuldades e as falhas são etapas normais no processo de aprendizagem. Se um ambiente de sala de aula é aquele em que ter dificuldades é uma marca de fracasso, o feedback pode se tornar crítica pessoal. Isso pode levar um aluno a duvidar de sua capacidade.
Quando você reconhece que a dificuldade é normal e o aluno sente que você respeita as tentativas dele, independentemente do resultado, ele recebe o feedback como um comentário construtivo sobre seu trabalho, em vez de sua capacidade como aluno.
O que constitui um bom feedback para os alunos?
Você criou um ambiente onde os alunos estão prontos para receber feedback. Como você oferece um feedback eficaz que irá reforçar a aprendizagem dos alunos no futuro?
Hattie e Yates sugerem responder a três perguntas para ajudar a estruturar seu feedback:
- Qual é a meta?
Ter uma meta clara e alcançável é importante tanto para o professor quanto para o aluno. O aluno deve saber qual é a meta antes de iniciar o projeto, para que ele possa direcionar seus esforços e entender, de fato, o feedback do professor.
- Como o aluno está agora?
Ao escrever um feedback, crie-o com o objetivo predefinido em mente. O feedback sobre um projeto deve girar em torno do progresso do aluno em atingir esse objetivo. Aborde a meta e a evolução, para que o aluno saiba o que ele precisa realizar e onde está melhorando, bem como as áreas específicas em que precisa aprimorar ainda mais para atingir o objetivo.
- Qual é o próximo passo?
O feedback não deve tratar apenas onde os alunos falharam em uma única tentativa – deve tratar também em como os alunos podem seguir em frente para que possam atingir a meta.
Outras orientações úteis para dar um bom feedback
- Seja específico: em vez de comentários vagos como “Muito bem!” ou “Quase lá”, diga o que o aluno fez bem ou onde ficou aquém.
- Torne-o individual: Hattie e Yates acham que o feedback em grupo raramente é eficaz – muitos alunos desviam a atenção, seja porque alcançaram a meta e o feedback não se aplica a eles ou porque há outros estressores mais urgentes em sua vida do que um feedback genérico.
- Seja descritivo em vez de prescritivo: quando possível, o feedback deve tender para a observação do desempenho, em vez de uma prescrição do que fazer na próxima vez. Isso permite que o aluno assuma a responsabilidade de como implementar o feedback que você está fornecendo.
- Convide o aluno para uma conversa bidirecional: se um bom feedback for focado em novas tentativas de atingir uma meta, os alunos devem se sentir capacitados para fazer perguntas e buscar orientação sobre como implementar o feedback que você lhes dá. E não tenha medo de perguntar aos alunos que tipo de feedback eles achariam útil.
Algumas armadilhas a evitar
- Feedback focado na nota: é impossível acabar completamente com as notas, mas sempre que possível, concentre-se no feedback descritivo para encorajar os alunos a realizar novas tentativas.
- Competição ou comparação entre alunos: salas de aula altamente competitivas prejudicam a motivação. Compare o trabalho e o desempenho dos alunos com seus próprios trabalhos anteriores.
Com um feedback de qualidade, o desempenho e o engajamento dos alunos melhoram — um feedback melhor resulta em alunos melhores!
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Anitre Bell é instrutora de sucesso universitário no Community College of Beaver County.. O texto original pode ser lido aqui