Por que o treinamento do corpo docente importa
Dia de treinamento. Dia de atendimento. Dia do desenvolvimento profissional. Há muitas maneiras de descrever o que normalmente é um dos dias mais temidos do ano para os membros do corpo docente. Ninguém quer passar horas em uma apresentação do PowerPoint, ouvir alguém falar sobre um tópico aparentemente irrelevante ou “perder” incontáveis horas preso em uma reunião. Mas eis o ponto central: não devemos temer o treinamento do corpo docente.
O treinamento deve fornecer ferramentas, conhecimentos e recursos que ajudem os membros do corpo docente a desempenhar seu trabalho de uma maneira mais eficaz e eficiente. A formação do corpo docente deve ser abordada como um ambiente de aprendizado e crescimento, assim como cultivamos em nossas próprias salas de aula. Não deve ser apenas uma caixa para marcar a lista.
Treinamento do corpo docente por aprendizagem
Algumas instituições são ótimas para facilitar o treinamento do corpo docente. Mas a maioria não o é.
Este não deve ser o caso. Somos instituições de ensino e nós mesmos também devemos aprender! Queremos que nossos alunos sejam bem-sucedidos, por isso devemos participar de treinamentos que nos capacitem para sermos melhores educadores. Isso significa que devemos participar de treinamentos que apoiem nossas áreas de conteúdo, nosso software de gestão de aprendizagem e as melhores práticas de ensino e aprendizagem.
Encontrando treinamento relevante
Pode ser difícil para uma instituição planejar treinamentos que sejam relevantes para todos os membros do corpo docente. Contudo, tópicos como gestão de sala de aula, políticas e procedimentos institucionais, questões discentes e projetos de curso são apenas alguns tópicos que eles podem cobrir em todo o campus.
Se sua instituição não oferece essas oportunidades de aprendizado para você, fale abertamente e procure-as. Assuma o controle de seu próprio crescimento e desenvolvimento. No final, seus alunos vão agradecer porque você pode proporcionar a eles uma experiência educacional mais equilibrada e completa.
Ampliando seus horizontes
Ao procurar, planejar e participar de treinamentos, certifique-se de diversificar seu portfólio de aprendizado. Cubra tópicos amplos sobre ensino e aprendizagem, mas também revise o material em sua área de especialização.
Fora de sua instituição, organizações profissionais são excelentes lugares para receber treinamento específico de disciplina e desenvolvimento profissional. Conferências também podem ser lugares maravilhosos para aprender, especialmente com colegas em um assunto ou tópico de interesse semelhante.
Aprendendo a seguir em frente
Ao avaliar as opções de treinamento, há algumas coisas a serem consideradas:
- Os objetivos de aprendizagem do treinamento devem estar diretamente relacionados aos resultados e sucesso dos alunos.
- A cultura de aprendizagem que desenvolvemos para nossos alunos deve ser estendida ao corpo docente.
- O treinamento deve ser de fácil acesso, com opções de aprendizado on-line ou modelos híbridos.
Agora, vá em frente – aprenda, colha os frutos e cresça! E acima de tudo, seja um exemplo de eterno aprendiz aos seus alunos.
Este artigo foi escrito por Elyse Adler é professora assistente de tecnologia da informação. Artigo adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui