Como planejar um curso para diferentes estilos de aprendizagem

Não há dois alunos que aprendam o mesmo assunto da mesma maneira. Portanto, como professores, devemos adaptar nosso ensino para atender aos estilos de aprendizagem dos alunos.

Para melhor engajar melhor seus alunos, recomendo adaptar ou projetar um curso para incorporar uma abordagem multifacetada que suporte quatro estilos principais de aprendizado — visualauditivoleitura/escrita e cinestésico.

Embora essa não seja uma lista exaustiva de estilos de aprendizagem, eles são uma base forte para um conjunto diversificado de atividades . Todos os quatro estilos podem ser aproveitados para envolver diferentes tipos de alunos, aumentar a retenção de material e fornecer aos alunos oportunidades de memorização, prática, colaboração ou aprendizado ativo. Veja como cada estilo funciona em ação e o que os faz clicar com os alunos.

Aprendizagem visual

Alunos visuais retêm melhor as informações na forma de gráficos, imagens, fotos, mapas e figuras.

Na prática, as técnicas que suportam esse estilo de aprendizado podem incluir slides do PowerPoint, apresentações ou vídeos, capturas de tela e diagramas no quadro branco. Você pode incentivar os alunos a criar seus próprios designs ou diagramas, fazer capturas de tela do material do livro didático, construir um painel de exibição ou produzir vídeos para facilitar o aprendizado visual.

Normalmente, integro um vídeo na minha plataforma de aprendizagem on-line para permitir que os alunos se envolvam na avaliação de colegas assistindo e discutindo um vídeo.

Aprendizagem auditiva

Alunos auditivos retêm melhor as informações que ouvem repetidamente por escuta ativa, verbalizando o assunto em voz alta ou discutindo-o. As atividades que abordam esse estilo de aprendizagem podem incluir discussões em grupo, ou ouvir palestras ou textos gravados em áudio, frases de efeito, podcasts ou clipes de áudio. Seus alunos podem ler o material em voz alta, gravar e ouvir palestras, contar histórias ou apresentar uma música ou um rap.

Para ajudar os alunos a se envolver no aprendizado auditivo, eu os separo em pequenos grupos e os faço discutir o conteúdo do curso por meio de uma série de perguntas. Também atribuo aos alunos funções ou tarefas específicas dentro do grupo para ajudá-los a se envolver em colaboração e trocar ideias e perspectivas. Por fim, exijo que os alunos apresentem oralmente o material em sala de aula para facilitar pensamento crítico.

Aprendizagem com base da leitura/escrita

Alunos de leitura/escrita retêm informações por meio da releitura e reescrita do material. Portanto, a memorização mecânica e a exposição do material de ensino geralmente são essenciais. Para envolver esse perfil de aluno, tente fornecer aos alunos tarefas como postagens em blogs, exercícios de registro no diário, histórias orais, fóruns de discussão, clubes de leitura ou retiros de escrita. Você pode incentivá-los a fazer anotações durante as aulas, esboçar e reescrever suas anotações, resumir o texto e verificar as transcrições das aulas.

Normalmente, crio questionários em sala de aula e fóruns de discussão para os alunos escreverem ou postarem respostas a perguntas. Para testes em sala de aula, exijo que os alunos leiam a pergunta, sublinhem as palavras-chave e escrevam uma resposta enquanto escrevem perguntas adicionais. Para fóruns de discussão, peço aos alunos que respondam às perguntas enquanto leem e respondem às postagens dos outros. Além disso, ofereço oportunidades para os alunos refletirem sobre o material do curso escrevendo um diário eletrônico em meus cursos on-line.

Aprendizagem cinestésica

Alunos cinestésicos retêm melhor as informações por meio da prática, atividades experienciais ou exercícios interativos. Portanto, é crucial garantir que esses alunos estejam em movimento.

Na prática, o aprendizado cinestésico funciona melhor quando os alunos se envolvem no material do curso por meio de experiências da vida real incluindo estimulação tátil ou movimento físico. Isso pode significar fornecer aos alunos dramatizações, cenários de casos, atividades de simulação, projetos de aprendizado de serviço, ou trabalhos de portfólio descrevendo experiências práticas ou de estágio. Você também pode incentivá-los a modelar conceitos na vida real, participar de pesquisas de ação social, realizar demonstrações práticas, participar de projetos de aprendizado cívico ou comunitário, ou criar exemplos de artes e ofícios.

Em meus cursos, normalmente, envolvo os alunos em simulações ou exercícios interativos em sala de aula ou on-line e  oportunidades de participar de estágios e projetos comunitários.

Estilos de Aprendizagem: adotando uma abordagem multissensorial

Não existe uma abordagem padronizada para compreender os estilos de aprendizagem dos alunos. Os alunos não podem ser colocados de maneira organizada ou “classificados” em uma categoria ou outra. Os alunos geralmente utilizam uma combinação de estilos de aprendizagem para reter o material. É por isso que uma abordagem integrada e multissensorial é mais bem empregada para atender às necessidades de diferentes alunos.

Empregar uma combinação de estilos de aprendizagem gera uma maior taxa de compreensão. Por exemplo, quando os alunos combinam o aprendizado auditivo com o visual, participando de uma exposição ou assistindo a uma demonstração, eles podem reter 50% do material, versus 30% para visual e 20% apenas para auditivo.

Estilos de aprendizagem: conclusão

Como professor, utilizo uma abordagem integrada e multissensorial em meus cursos para atender às necessidades de diferentes tipos de alunos. O uso de uma combinação de modalidades visuais, auditivas, cinestésicas e de leitura/escrita melhora a retenção do material e aprimora a experiência de aprendizado. Ao alavancar uma combinação dessas atividades em seu curso, você pode envolver melhor seus alunos. Encontre-os onde eles estiverem para ajudá-los a entender o material do curso.

 

Para saber mais sobre o planejamento de cursos para uma variedade de alunos diferentes, confira nosso e-book “5 etapas para o sucesso do planejamento de cursos”.

 

 

 

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Dr. Jewrell Rivers é professor de Sociologia, Casamento e Família, e Justiça Criminal no Abraham Baldwin Agricultural College. Artigo adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui